As 10 séries mais marcantes dos anos 2000
Muitos acreditavam que o mundo explodiria na virada do século, mas a verdade é que se abriram os portões para calças com zíper que viravam shorts, a espera pela resposta daquele SMS do crush e a leitura escondida do livro da Bruna Surfistinha.
Por outro lado, a nova década pipocou mesmo com séries lembradas até hoje. Ao contrário dos anos 1990, com suas sitcoms e seus dramas adolescentes, o novo milênio na TV repaginou gêneros e apostou em experimentações. Saia do Orkut e venha relembrar as produções que se destacaram no período.
50. Gossip Girl (2007-2012)
A série idealizada pelo criador de The O.C., Josh Schwartz, subverteu a fórmula dos melodramas teen. Na história, Serena van der Woodsen é uma jovem que retorna a Manhattan após 1 ano fora por motivos sigilosos. Os jovens mais ricos da cidade a aguardam: sua amiga, Blair Waldorf, o namorado dela, Nate Archibald, e o irreverente Chuck Bass. Tudo é contado pela "Gossip Girl", uma blogueira anônima que narra os escândalos do Upper East Side em seu site. O drama é baseado nos livros de Cecily von Ziegesar.
49. 24 Horas (2001-2014)
Antes de interpretar o presidente dos Estados Unidos em Designated Survivor, Kiefer Sutherland já servia à nação norte-americana, mas de uma maneira menos glamourosa. Em 24 Horas, ele deu vida ao agente Jack Bauer, membro da fictícia Unidade Contra-Terrorismo, uma agência do governo que intercepta ações terroristas contra os Estados Unidos. A narrativa do thriller policial inovou por cada temporada com 24 capítulos acontecer dentro de 24 horas na vida de Jack, com o tempo passando em caráter real, até mesmo durante os intervalos.
48. Supernatural (2005-presente)
A notícia de que a jornada de Sam e Dean se encerrará na décima-quinta temporadafoi um baque para todos os fãs hunters, principalmente pelo valor que a série conquistou nesses quase 20 anos no ar. O seriado acompanha dois irmãos que, após o sumiço do pai, veem-se obrigados a tomar as rédeas do negócio da família: a caça ao sobrenatural. Com direito a viagens ao céu e ao inferno, purgatório e paródia de Grey’s Anatomy, crossover com Scooby-Doo e até episódio em que os atores interpretam eles mesmos, os Winchesters deixarão saudade.
47. The Vampire Diaries (2009-2017)
Podem até criticar em minúcias o fenômeno de Crepúsculo, mas o filme reacendeu as chamas criativas para trazer vampiros de volta aos holofotes. Na TV não foi diferente, e, logo no ano seguinte ao filme, The Vampire Diaries adaptou os livros de L. J. Smith para a emissora CW. Na trama, Elena Gilbert divide a vida entre cuidar do irmão mais novo após a morte de seus pais, o luto e as preocupações do ensino médio. Entretanto, a chegada de dois irmãos à cidade mexe com sua realidade, ainda mais pelo fato de ambos serem vampiros.
46. Todo Mundo Odeia o Chris (2005-2009)
Clássico quase instantâneo da TV brasileira recente, a comédia foi inspirada na infância e adolescência do ator Chris Rock no Brooklyn, em Nova York. Os episódios acompanham sua vida nos anos 1980 como o filho mais velho de Rochelle, uma mãe com pavio curto, e Julius, um pai bastante pão-duro e com dois empregos. Chris divide sua atenção com os irmãos Drew, mais alto e mais sortudo que ele em tudo, e Tonya, a caçula mimada. Com seu amigo Greg, ele sofre com os valentões na escola, mas também arranja muitos problemas sozinho.
45. NCIS (2003-presente)
Após Law & Order marcar os anos 1990 com sua abordagem criminal, chegou a vez de NCIS (Naval Criminal Investigative Service ou Investigação Naval no Brasil). A série gira em torno de um órgão que investiga todas as categorias de crimes que envolvem a Marinha dos Estados Unidos, fuzileiros navais e suas famílias. Uma curiosidade é que o drama procedural é um spin-off do seriado JAG, que focava o Corpo Geral de Advogados e Juízes da Marinha, mas desenvolveu seus próprios derivados: NCIS: Los Angeles e NCIS: New Orleans.
44. Chuck (2007-2012)
Nos cinemas como o super-herói Shazam, Zachary Levi se destacou na televisão com o protagonista Chuck Bartowski, estrela da série de mesmo nome. Em uma mistura de ação e comédia, a produção seguia o personagem, um gênio da computação que recebeu um e-mail criptografado de um velho amigo da faculdade; como ele é um agente desertor da CIA, a mensagem enviada acaba gravando a última cópia dos maiores segredos da espionagem do mundo inteiro na mente de Chuck. Agora, ele tem o destino do planeta inteiro em suas mãos.
43. CSI (2000-2015)
Sinônimo cultural de investigação, CSI conquistou uma relevância sem precedentes, rendendo três produções derivadas: CSI: Miami, CSI: Nova York e CSI: Cyber, já canceladas. O seriado original estreou nos EUA bem na virada do milênio, em 2000, centrado em uma equipe de cientistas forenses da polícia de Las Vegas. O grupo investiga crimes, principalmente envolvendo mortes em cenários exóticos e misteriosos. Curiosidades: a produção tem uma das cenas mais caras da história da TV e foi finalizada com o filme Immortality.
42. Firefly (2002-2003)
Criada por Joss Whedon, mente por trás de Buffy: a Caça-Vampiros e diretor do primeiro filme dos Vingadores, Firefly deixou sua marca na cultura pop ao conectar ficção científica e faroeste e criar sua narrativa futurista. A trama se passa em 2517, com a humanidade em um novo sistema solar a bordo da nave Serenity após uma guerra intergaláctica. Sua tripulação a chama de "lar" enquanto encara qualquer transação, criminosa ou não, para se manter longe das mãos do governo. Firefly ainda originou um filme, Serenity.
w.adsbygoogle || []).push({});
41. Smallville (2001-2011)
Somebody save me! Antes de Arrow, Flash e Supergirl formarem o panteão de super-heróis da CW, Smallville já mostrava as primeiras aventuras do jovem Clark Kent antes de se tornar o Superman. Tom Welling estrelava o papel principal, dando vida à juventude do Homem de Aço na pequena cidade durante o ensino médio até entrar para o Planeta Diário a partir da quinta temporada. O drama também adaptou vários heróis como Aquaman, Arqueiro Verde, Ciborgue e Zatanna, e vilões como Zod, Brainiac, Bizarro e Darkseid.
Nenhum comentário:
Postar um comentário