quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Qual a melhor carne para churrasco?

 Que brasileiro adora um churrasco todo mundo sabe. E, dependendo da região do país, ele não é visto só como um evento de fim de semana, mas sim como uma tradição. Ao mesmo tempo, quem não está tão acostumado assim ao seu preparo pode se confundir um pouco mais no momento de escolher qual carne utilizar e o que fazer para deixá-la sempre macia e saborosa. Por isso, nós conversamos com colaboradores do Grupo Pão de Açúcar, que ensinaram a preparar o verdadeiro churrasco dos deuses. Se liga nas dicas:

Qual a melhor carne para churrasco?

Em primeiro lugar, é preciso escolher o tipo de carne. O problema é que, ao chegar ao mercado, a variedade é tanta que podemos ficar perdidos e sem saber qual a melhor opção. A boa notícia é que não existe apenas uma resposta certa! Para que você nunca mais se perca, nossos colaboradores separaram as vantagens de cada carne para churrasco. Dá uma olhada:

Picanha: "Está dentre as carnes mais desejadas para fazer churrasco, principalmente por ser uma carne macia e suculenta, com capa de gordura que confere um sabor e maciez inigualáveis. Além disso, é fácil de preparar, basta usar sal grosso ou refinado. A picanha exige um pequeno cuidado no preparo, para que você não grelhe demais a carne, deixando-a dura e seca".

Fraldinha: "É uma opção de carne mais leve, porém igualmente saborosa. Deve-se ter um pouco de atenção no momento de preparo, para que as fibras não sejam partidas ao meio e isso prejudique a sua maciez".

Miolo de alcatra: "É uma carne macia, com baixo teor de gordura e também extremamente saborosa. Além disso, possui um preparo rápido".

Contrafilé: "É um termo que engloba uma série de cortes, alguns mais centrais, outros mais para o inferior da peça, com osso ou sem osso. Um corte famoso e saboroso nas churrasqueiras é o T-bone, sendo esse um corte com osso e uma mistura de contrafilé e do filé mignon. O entrecôte é um corte retirado da ponta do contrafilé, muito saboroso e macio. De maneira geral, o contrafilé é bastante interessante para o churrasco, uma vez que é muito macio e saboroso. No entanto, quando fica muito tempo no fogo, pode ressecar seu interior e prejudicar seu sabor. Por isso, para saborear suas características de textura e maciez, o ponto perfeito é do ponto para o mal passado".

Alcatra: "É uma carne com menos gordura, mas nem por isso menos saborosa. Para não ressecar facilmente durante o preparo, deve ser assada por inteiro".

Dica bônus: Quer preparar carne suína e também não sabe qual escolher? Nossos colaboradores destacam que filé mignon, barriga, copa lombo e costelinha são carnes extremamente saborosas e de fácil preparo.

Fique de olho na cor e na quantidade de gordura para escolher um bom corte

Ok, agora que você já sabe quais os tipos de carnes que ajudam a fazer o churrasco perfeito, entra outra dúvida: como saber se o corte está adequado? Cor e quantidade de gordura são alguns dos pontos destacados pelo nosso colaborador. Entenda:

"Cada corte possui suas particularidades e características. Por exemplo, na picanha deve-se priorizar uma peça com capa de gordura uniforme. Nos cortes comprados in natura, busca-se um bom marmoreio - gordura intramuscular, capa de gordura, gordura com coloração branca amarelada e frescor. Estas características são válidas para todos os cortes, mas devem ser ponderadas com as peculiaridades de cada corte".

E se você está se perguntando se há alguma diferença na hora de escolher cortes in natura ou peças a vácuo a resposta é: sim! No primeiro caso, o ideal é que a coloração seja avermelhada, enquanto no segundo as mais escuras também são recomendadas, já que há ausência de oxigênio. "Deve-se ter atenção também ao teor de exsudação da carne a vácuo, sendo recomendado um teor menor", destacam os colaboradores do Grupo Pão de Açúcar.

Como grelhar a carne e deixá-la macia?

Escolheu? Tudo bem, hora de botar a mão na massa! Quer deixar a grelha no ponto? O truque dos colaboradores é o seguinte: "Respeite a espessura do corte a ser grelhado, bem como o tempo e distância do fogo. O carvão deve estar em brasa e em temperatura alta. Para ter certeza que está quente o suficiente, saiba que a mão deve aguentar no máximo 5 segundos na altura da grelha".

Já para deixá-la macia não tem mistério: é só saber escolher o corte e a raça do animal. "Há raças que são conhecidas pela sua maciez e suculência, bem como há cortes que, por possuírem teor interessante de marmoreio, capa de gordura ou serem provenientes de certas regiões da peça, ou constituídas de certos tipos de fibras musculares, conferem maciez desejada na carne".

Os melhores temperos para a carne de churrasco

Verdade seja dita, muitas vezes o grande truque para deixar um alimento mais saboroso é o tempero. E embora o sal grosso venha logo à mente quando falamos em churrasco - afinal, ele não altera o sabor do alimento - outros ingredientes também podem dar um toque a mais em qualquer carne.

"Alguns temperos que podem ser usados são: a combinação do sal grosso e azeite, para dar um toque de sabor à carne, além de uma textura gostosa. Marinada de vinho tinto com alguma erva fina, como o tomilho ou alecrim, também cai muito bem com o churrasco", sugerem os colaboradores do Pão de Açúcar.

5 erros que você não pode cometer na hora de preparar o churrasco

Por fim, por mais que você faça tudo certinho, na hora do preparo é comum cometer alguns errinhos que podem até deixar a sua carne boa, mas ainda assim longe de estar perfeita. Por isso, nossos colaboradores selecionaram os 5 erros mais comuns que você deve evitar a todo custo para fazer aquele churrasco de dar água na boca.

1. Deve-se evitar ficar virando a carne de um lado para o outro, com o intuito de acelerar a cocção. O ideal é virar somente uma vez, quando começar a aparecer uma maior quantidade de sangue na parte que está virada para cima. Além disso, também é importante virar com um pegador para não furar a peça;

2. Não se deve retirar a gordura da carne na hora de fazer churrasco, pois ela exerce papel fundamental no sabor e na maciez, impedindo que a carne resseque;

3. Não coloque sal em excesso, pois isso pode deixar a carne mais seca e menos suculenta, já que o sal "puxa" a água da peça de carne;

4. Cada tipo de carne pode exigir um cuidado diferente com o corte, por isso é importante respeitar a direção das suas fibras e preservando sua suculência;

5. Peças que vão ser grelhadas ou seladas devem ficar a uma distância de 15 cm do fogo. Já em relação às peças que vão assar por mais tempo, a distância deve estar entre 40 e 60 cm do fogo.

Como temperar frango para assar

por só tutoriais

Como temperar frango para assar

Você está planejando assar um franguinho? Excelente ideia! Mas, para garantir que fica bem gostoso, vamos conferir ideias para temperar frango? Na verdade é bem fácil temperar carne de frango porque, devido ao seu sabor neutro, o frango absorve bem todos os sabores. Mas, muitas vezes, a gente acaba caindo na rotina de temperar frango sempre do mesmo jeito ou somente com sal e pimenta, não é mesmo? É por isso que aqui no TudoReceitas compartilhamos com você todas as dicas de como temperar frango para assar! Confira e capriche nesse frango assado!


Os melhores temperos para frango

O frango vai bem com vários temperos, por isso você pode temperar frango todos os dias de um jeito diferente até encontrar o seu tempero favorito! Use ervas aromáticas, molhos e especiarias para temperar frango e surpreenda-se com a combinação de sabores. Veja estas nossas sugestões de melhores temperos para frango que dão muito certo:

  • Ervas aromáticas: a maioria das ervas aromáticas, sejam frescas ou desidratadas, combinam com frango. Porém estas são as melhores ervas aromáticas para temperar frango: orégano, salsinha, manjericão, sálvia, alecrim, estragão, tomilho e mistura de ervas de Provence;
  • Especiarias: pimenta do reino, pimenta-da-jamaica, cúrcuma (açafrão da terra), gengibre desidratado, curry, tempero cajun e mistura de especiarias tandoori;
  • Molhos: a carne de frango vai muito bem com molho chimichurri, molho de mostarda e mel, molho barbecue, molho de alho, molho de pimenta vermelha tipo tabasco e molho teriyaki (para quem gosta de comida asiática);
  • Outros temperos: além das sugestões indicadas acima, não deixe de temperar frango também com alho, suco de limão e de laranja, que combinam muito bem.

Conselhos: Algumas especiarias podem ficar o sabor alterado após assar o frango (por exemplo: ficar com gosto amargo).

Como temperar frango para assar - Os melhores temperos para frango

Tempero de frango de padaria

Se você sempre se perguntou como fazer tempero de frango de padaria, aqui no TudoReceitas revelamos o segredo para você! Na verdade cada padaria tem o seu próprio tempero customizado mas, de forma geral, você pode conseguir o aroma, a maciez e o sabor dos famosos frangos de padaria na sua casa usando a mistura abaixo.

Receita de tempero de frango de padaria

(válida para um frango de 2 quilos)

  • 5 folhas de louro
  • 6 colheres de sopa de cebola em flocos (cebola desidratada)
  • 3 colheres de sopa de alho em flocos (alho desidratado)
  • 3 colheres de sopa de salsinha desidratada
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 pimentão verde pequeno picado
  • 1 colher de café de colorífico (urucum)
  • 1 cálice de vinho branco seco

Bata todos estes ingredientes no liquidificador ou processador de alimentos até obter uma pasta. Esfregue o tempero no frango (por dentro e por fora, incluindo por baixo da pele) e deixe na geladeira de um dia para o outro. Sua carne de frango ficará macia e saborosa como os frangos da padaria!

Como temperar frango para assar - Tempero de frango de padaria

Como temperar frango de forma simples

    Temperar frango de forma simples não significa frango sem sabor! Sugerimos para você um tempero de frango simples que você pode preparar com ingredientes que todo o mundo tem em casa:

    1. Numa tigela misture 2 dentes de alho picados ou amassados, um fio de azeite, suco de meio limão ou laranja, sal e pimenta do reino;
    2. Esfregue esse tempero por toda a peça de frango (de preferência sem pele);
    3. Reserve o frango por 30 minutos na geladeira, para pegar melhor o sabor.

    Esta é uma sugestão simples que você pode usar para temperar frango para assar na churrasqueira, na grelha, no forno ou na frigideira.

    Como temperar frango para assar - Como temperar frango de forma simples

    Como temperar um frango inteiro para assar

    O desafio de temperar um frango inteiro está em conseguir que todas as peças de frango recebam o mesmo sabor do tempero. Mas você não precisa sair testando várias soluções até encontrar a ideal, aqui no TudoReceitas compartilhamos com você um truque simples que super resulta: deixar o frango com os temperos dentro de um saco! Confira o modo de preparo:

    1. Retire do interior do frango o saco que contém os miúdos, os pés e pescoço (se o frango estiver congelado, espere descongelar antes de fazer isso);
    2. Lave muito bem o frango por dentro e por fora com água e limão, esfregando a pele e a carne;
    3. Prepare um tempero gostoso para o frango (confira qualquer uma das dicas que você encontra nesta artigo) e coloque dentro de um saco de zip ou saco de plástico simples;
    4. Amarre o saco e sacuda ou massageie o frango dentro do saco para espalhar bem o tempero nele;
    5. Coloque o saco com o frango dentro de uma tigela (apenas para evitar vazar) e deixe na geladeira de um dia para o outro ou por, pelo menos, 2 horas;
    6. Retire o frango do saco e asse do jeito habitual, pincelado a carne com os temperos de 15 em 15 minutos.

    Conselhos: Você pode usar os miúdos do frango para outra ocasião ou colocar para assar quando o frango já tiver quase pronto - não asse os frangos junto com o frango pois eles vão passar do ponto.

    Como temperar frango para assar - Como temperar um frango inteiro para assar

    Como temperar frango para assar em pedaços

    Temperar um frango em pedaços é bem mais fácil do que temperar um frango inteiro, já para não falar que não precisa deixar o frango durante horas na geladeira para pegar o sabor! Por isso esta dica de tempero para frango em pedaços é bem prática e rápida para o dia a dia. Confira como fazer:

    1. No liquidificador bata um iogurte natural (170 g) com dois alhos, dois raminhos de endro (aneto), raspas de meio limão, sal e pimenta;
    2. Coloque essa mistura numa tigela, acrescente as peças de frango e envolva bem;
    3. Deixe por 30 minutos, para pegar o sabor (se você estiver com tempo, deixe por 4 horas na geladeira, a carne ficará bem macia!) - a carne deverá ficar bem coberta pelo molho;
    4. Asse o frango do jeito habitual.
    Como temperar frango para assar - Como temperar frango para assar em pedaços

    Como temperar frango para assar na máquina

    Se você tem ou está pensando abrir um negócio de frangos assados, saiba que o tempero do frango é um fator determinante no sucesso das vendas! Você quer vender frango macio e saboroso, que os seus clientes vão elogiar e voltar para comprar, certo? Então confira esta receita de tempero de frango para assar na máquina que não tem como dar errado:

    1. Comece por preparar o frango retirando os miúdos e lavando bem com água e limão;
    2. No liquidificador bata 1 cebola descascada, 4 dentes de alho descascados, 1 maço de cheiro verde, 6 folhas de manjericão, 2 colheres de sopa de sal, 1 colher de sopa de colorífico (urucum), 1 colher de sopa de pimenta do reino moída e 1 xícara de café de óleo ou azeite;
    3. Coloque a mistura em um saco de plástico grande e coloque nele o frango também;
    4. Feche o saco e agite ou massageie o frango para pegar bem o tempero;
    5. Deixe na geladeira por 8 horas ou de um dia para o outro;
    6. Asse o frango na máquina do jeito habitual, pincelando com o tempero de 15 em 15 minutos.

    Conselhos: Para deixar o frango mais crocante e brilhoso, pincele com manteiga derretida também ou banha de porco.

    Como temperar frango para assar - Como temperar frango para assar na máquina

    Receitas de frango assado

    Depois de conferir todas as dicas de como temperar um frango para assar, fique aqui no TudoReceitas para descobrir as melhores receitas de frango assado que temos para você!



    CLICK LOGO A BAIXO E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL

    Postagens mais visitadas